quarta-feira, 4 de fevereiro de 2009

E a Secretaria de Cultura espera, espera, espera...

Acabo de chegar da biblioteca e fiquei imensamente feliz com o que vi: várias crianças e adolescentes freqüentando o local, e estudando. Enquanto devolvia livros e revistas, puxei papo com a funcionária que me atendeu. Ela contou que trabalha na biblioteca do Profª Maria Victoria Alem Jorge (dentro do Centro Cultural Roberto Palmari) há mais de cinco anos, e pela primeira vez presencia o trabalho de um bibliotecário, que prestou concurso público para estar ali. Há um mês ele trabalha na biblioteca que tem 80 mil exemplares disponíveis para a população de Rio Claro, interior de São Paulo. O atendimento? Todo feito a mão. Tudinho! A maior vontade empolgada dos funcionários – e principalmente do bibliotecário – é ver o projeto de informatização, que está “há pelo menos cinco anos” parado na Prefeitura, ser aprovado. O prefeito agora é outro, o poder (“enfim!” na opinião da maioria da população) mudou de mãos. E será que algo acontece? “Nós recebemos sucata da Secretaria da Educação, até chegou um computador aqui, mas no meio do trabalho ele pifou. Sei que outras Secretarias têm prioridade, como a da Saúde, mas imagine poder catalogar tudo, atender por Internet, deixar tudo organizado? Estar mais disponível? Biblioteca também é educação!”. Eu sei, eu imagino! Os funcionários também. “Mas avisei ao bibliotecário que não tenha grandes esperanças; apesar da leitura, da cultura, de tudo isso aqui fazer parte da Educação das pessoas da cidade, sei que estamos, como parte da Secretaria da Cultura, em último lugar para receber melhorias”.

Tentamos fazer algumas contas, sonhar alto ali no balcão, e chegamos à utópica conclusão de que 15 mil reais resolveria o assunto. Seria isso um valor tão alto assim que não pudesse ser investido?!?

Agradeço a atenção e caminho pela chuva, em plena paciência.

http://youtube.com/watch?v=sXmWAOIWg3w

;-)

2 comentários:

Ponto e Vírgula disse...

*** gostaria de avisar que isto não é uma reportagem completa, pois não ouvi todos os lados da situação. mas admito que quis dividir impressões sobre os fatos que tenho "ouvido" mais do que visto!


abraços!

. fina flor . disse...

realmente a informatização seria uma mão na roda ;o)

beijos, flor e bom fim de semana

MM.